sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Enigma da Semana!



Trabalho com os pais!


4º ano
Quem sou eu?
Nasci no século XV, em Sines. Fiquei célebre, porque fui um navegador muito importante. No dia 8 de Julho de 1497, a minha armada partiu do Restelo. Passou o cabo da Boa Esperança e chegou ao seu destino no ano seguinte. Foi a primeira armada europeia que chegou a essas terras tão distantes! Durante a minha vida, fui recompensado pelo rei D. Manuel I que me deu bons cargos e outras honrarias. Morri em 1524, em Cochim. Estou sepultado no Mosteiro dos Jerónimos.

3º Ano
Um par de meias
Dentro de uma gaveta estão seis meias brancas, quatro meias pretas e oito meias azuis. Uma avaria eléctrica mergulha o quarto na escuridão. Qual é o número mínimo de meias que é necessário tirar da gaveta para termos a certeza de obter duas meias da mesma cor?

2º Ano
Um mamífero original
O bico é uma característica das aves. No entanto, existe um mamífero com bico e que nasce de um ovo! Dá para imaginar?! Sabes como é que se chama?