Para os Pais

Entrega das Avaliações da Páscoa:

Dia 14 de Abril, entre as 10h e as 13h.
As aulas recomeçam dia 26 de Abril.

«Os professores desejam a todos os pais e alunos

uma Santa e Feliz Páscoa»


Informação para os pais:


1º Conteúdos disciplinares +


2º Plano de Actividades +


3º Regulamento Interno +


4º Projecto Educativo +


5º Actividades da Escola/Turma para este mês de Março:

a) Projecto Transversal: "As plantas";
b) Dia do Pai;
c) Palavras Suspensas;
d) Dia da árvore;
e) Semana Cultural;
f) Semana da Leitura:

"Convite aos pais - Pai vem Ler à minha Turma!"

Semana da Leitura 2011


A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.

Dinamizada entre 21 e 25 de Março de 2011, esta edição da Semana da Leitura centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.
Em 2011, o desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, podendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projecto educativo, e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e os jovens, outros sectores da comunidade escolar e a comunidade em geral.
Estes motes poderão ser encarados como catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s) que constitua um desafio à imaginação e à criatividade.
MOTES
Florestas de Leituras
Ler+ Verde
Ler+ na floresta é para todos
Ler+ é +Vida
Circuitos de Leitura
Florestas de Livros
Leituras luminosas
Ler+ com energia
Choques de Leituras
Árvores de Livros
As iniciativas de promoção de leitura a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem:
Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.
Tendo estas áreas como contexto, as iniciativas/actividades a desenvolver poderão distribuir-se ao longo da Semana da Leitura de 2011, estendendo-se eventualmente para lá dessa data, de acordo com o planeamento de actividades de cada escola / agrupamento de escolas.
No âmbito da Semana da Leitura, será promovido um Concurso que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto muito diversificado de competências enraizadas na transversalidade curricular e que terá como produto final a criação e submissão a concurso de um cartaz.
Este Concurso, de âmbito nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada

g) Audiolivros:
Concurso "Conta-nos uma história"  - Podcast na Educação
O Concurso “Conta-nos uma história!”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) pretende fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.
Esta iniciativa consiste na produção de histórias gravadas em formato áudio digital, por equipas de alunos de Educação Pré-escolar ou de 1.º Ciclo do Ensino Básico, coordenadas pelos respectivos docentes.
AS histórias podem ser elaboradas de raiz ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas conhecidas dos participantes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.
As histórias desempenham um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas actividades de carácter lúdico.