quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O QUE EU QUERO SER?!

Textualização poética seguindo um modelo - A actividade iniciou-se com leitura do poema de José Jorge Letria, "O que eu quero ser...", no quadro interactivo. Posteriormente foi solicitado aos alunos que fossem escrever ao quadro palavras com o mesmo som final, rimas... A partir destas, os alunos foram incentivados a escrever pequenas composições poéticas, respondendo à questão inicial e com recurso às palavras escritas no quadro. Uma regra definida era terminar o verso seguinte com a rima cruzada... Posteriormente, "trabalharam" no Paint e "decoraram" as nossas obras...


O QUE EU QUERO SER…

Eu cá quero ser tudo
futebolista e arquitecto
ator de cinema mudo
é preciso que dê certo

No fundo o que eu quero
é ser grande e bem depressa
porque isto de crescer
não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
sem ter projecto nenhum
e quem sabe se hei-de ser
piloto de fórmula um.

Também quero ser professora
ensinar é o meu querer
para alguém formar
e doutor ser.

Quero ser de tudo um pouco
para ver o mundo a girar
porque é bonito estudar
para algum lado chegar.
Joana

O que eu quero ser

Eu cá quero ser tudo
Futebolista e arquitecto
Actor de cinema mudo
É preciso e que dê certo.


No fundo o que eu quero
É ser grande e bem depressa
Porque isto de crescer
Não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
Sem ter projecto nenhum
E quem sabe se hei-de ser
Piloto de fórmula um.

Também quero ser bombeira
Mulher de coragem, determinada
Vou ser uma grande guerreira,
Vais ficar admirada!

Quero ajudar os outros
E tu também fazes parte
Não sejas doido!?
Vem-nos mostrar a tua arte.


Gabriela M.

Eu cá quero ser tudo
Futebolista e arquitecto
Actor de cinema mudo
É preciso é que dê certo

No fundo o que eu quero
É ser grande e bem depressa
Porque isto de crescer
Não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
Sem ter projecto nenhum
E quem sabe se hei-de ser
Piloto de fórmula um.

Também quero ser professora
Ensinar os alunos a escrever.
Artista e educadora
Mas a cima de tudo, sonhar e viver!

Quero ensinar de tudo um pouco
Pois tenho muita imaginação
Para acreditar que não sou louco
Com o mundo na palma da mão.


Inês


O que eu quero ser…

Eu cá quero ser tudo
futebolista e arquiteto
ator de cinema mudo
é preciso é que dê certo.

No fundo o que eu quero
é ser grande e bem depressa
porque isto de crescer
não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
Sem ter projeto nenhum
E quem sabe se hei-de ser
piloto de fórmula um.

Também quero ser médica,
cuidar bem das pessoas.
Sempre com muita ética,
fazê-las sentirem-se boas.

Seja qual for a profissão
Que escolher para a minha vida,
vou fazê-la com paixão
de uma forma divertida!

Matilde


O que eu quero ser

Eu cá quero ser tudo
futebolista e arquitecto
actor de cinema mudo
é preciso é que dê certo.

No fundo o que eu quero
é ser grande e bem depressa
porque isto de crescer
não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
sem ter projecto nenhum
e quem sabe se hei-de ser
piloto de fórmula um.

Também quero ser professora
para ensinar os alunos a ler
pintora e doutora
ainda há muito que aprender.

Quero ensinar de tudo um pouco
pois tenho imaginação,
no fundo sou um pouco louco
mas tenho tudo na palma da mão.

Diana
O quero eu quero ser

Eu cá quero ser tudo
Futebolista e arquitecto
actor de cinema mudo
é preciso é que dê certo.

No fundo o que eu quero
é ser grande e bem depressa
porque isto de crescer
não pode ser só conversa

Quero ser grande em altura
Sem ter projecto nenhum
E quem sabe se hei-de ser
piloto de fórmula um.

Eu cá quero ser bombeiro
Que é uma linda profissão,
Apagar o fogo nas matas
e também na habitação.

Ajudar os que precisam
ser homem forte e valente.
E estar sempre pronto
Para ajudar no acidente.

Diogo A.

O que eu quero ser

Eu cá quero ser tudo
futebolista e arquitecto
actor de cinema mudo
é preciso é que dê certo.

No fundo o que eu quero
é ser grande e bem depressa
porque isto de crescer
não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
Sem ter projecto nenhum
e quem sabe se hei-de ser
piloto de fórmula um.

Também quero ser polícia
Resolver os assaltos...
Herói que tudo faria…
Tocar a sirene bem alto.

Quero prender de tudo um pouco
Pois tenho imaginação
Para acreditar que acordo
Com as algemas na palma da mão.
Diogo N.

O que eu quero ser…

Eu cá quero ser tudo
Futebolista e arquitecto
Ator de cinema
É preciso é que dê certo.

No fundo o que eu quero
É ser grande e bem depressa
Porque isto de crescer
Não pode ser só conversa.

Quero ser grande em altura
Sem ter projecto nenhum
E quem sabe hei-de ser
Piloto de fórmula um.

Também quero ser marinheiro.
Alpinista e domador
Herói de banda desenhada
Pirata e aviador.

Que ser de tudo um pouco
Pois tenho imaginação
Para acreditar que acordo
Com o mundo na palma da mão.

Beatriz S.