sábado, 4 de junho de 2011

Lendo em voz alta!


O género poético é muitas vezes esquecido, talvez, entre outras razões, pela necessidade e capacidade de se emocionar para o entender e sentir.
A sociedade educa para reprimir emoções, é demasiado pragmática. Em geral sentimos constrangimento em mostrar emoções, em procurar o lado sentimental das coisas do dia a dia.

Trabalhar o texto poético poderá, de alguma forma, contribuir para ultrapassar certas barreiras, na forma como comunicamos e na maneira como percebemos as informações do meio que nos rodeia.

Para além disso, uma aproximação à poesia implica descobrir novas formas de linguagem, novas hipóteses de pronunciar o português, novas aprendizagens de vocabulário, aprendizagem das regras da língua e, em geral, uma forma diferente de conhecer o mundo.

Nesta perspectiva, e para além das exigências programáticas e curriculares, quer em sala de aula, desenvolvendo um trabalho mais pedagógico, quer em ambiente mais lúdico, trabalhando a leitura e expressão de sentimentos, as crianças descobriram uma nova forma de leitura, muitas inibições estão a ser ultrapassadas e para além da procura desta forma de expressão, eles próprios já são capazes de produzir textos que, apesar de muito simples, revelam já muito conteúdo a nível das emoções e dos sentimentos.

No ano 2011/2012 faremos uma Biblioteca de Poesias com os pais (uma nova página neste blog), inteiramente da autoria dos alunos, constituindo este um espaço em que cada um expressará as suas emoções e fará a sua particular interpretação do mundo, dedicando uma semana a cada tema.