O género poético é muitas vezes esquecido, talvez,
entre outras razões, pela necessidade e capacidade de se emocionar para o
entender e sentir.
A sociedade educa para reprimir emoções, é demasiado
pragmática. Em geral sentimos constrangimento em mostrar emoções, em procurar o
lado sentimental das coisas do dia a dia.
Trabalhar o texto poético poderá, de alguma forma,
contribuir para ultrapassar certas barreiras, na forma como comunicamos e na
maneira como percebemos as informações do meio que nos rodeia.
Para além disso, uma aproximação à poesia implica
descobrir novas formas de linguagem, novas hipóteses de pronunciar o português,
novas aprendizagens de vocabulário, aprendizagem das regras da língua e, em
geral, uma forma diferente de conhecer o mundo.
Nesta perspectiva, e para além das exigências
programáticas e curriculares, quer em sala de aula, desenvolvendo um trabalho
mais pedagógico, quer em ambiente mais lúdico, trabalhando a leitura e expressão
de sentimentos, as crianças descobriram uma nova forma de leitura,
muitas inibições estão a ser ultrapassadas e para além da procura desta forma de
expressão, eles próprios já são capazes de produzir textos que, apesar de muito
simples, revelam já muito conteúdo a nível das emoções e dos
sentimentos.
No ano 2011/2012 faremos uma Biblioteca de Poesias com os pais (uma nova página neste blog), inteiramente da autoria
dos alunos, constituindo este um espaço em que cada um expressará as suas
emoções e fará a sua particular interpretação do mundo, dedicando uma semana a cada tema.