Era uma vez, um pica-boi, um pássaro que se alimenta dos parasitas da Chocolata. A Chocolata é um hipopótamo fêmea que vive na selva de África e adorava tomar banhos. O seu melhor amigo era o macaco que fazia muitas macacadas e gostava de ler livros. Um dia, ouviu pelo vento que havia novas casas de banhos na cidade. Então, o pica-boi e a Chocolata resolveram ir até à cidade.
Quando chegaram, as pessoas olharam admiradas para os dois. Entraram numa loja de roupa. O pica-boi comprou uns calções de banho e a Chocolata um fato de treino vermelho. A seguir, foram à sapataria, mas não compraram nada. Depois, resolveram almoçar no restaurante, o pica-boi comeu junto ao caixote do lixo uns lindos parasitas. A seguir, entraram nas casas de banhos e, também, foram à livraria.
Na livraria, o pica-boi apaixonou-se por uma linda pica-boi fêmea que se encontrava presa numa gaiola. Enquanto a Chocolata dormia no hotel, ele foi buscar uma escada e as chaves da livraria para salvar a sua amada.
No outro dia regressaram a casa. Quando chegaram, o pica-boi apresentou a sua amada a todos os seus amigos da selva. O macaco começou a fazer macacadas e os pica-bois aproveitaram para namorar.
À noite, os pica-bois dormiram a ouvir uma história muito bonita, lida pelo macaco.
Maria Inês Tavares