quarta-feira, 23 de março de 2011

Segurança na NET!

Hoje, tivemos na nossa escola a presença da Escola Segura, vieram discutir connosco algumas regras que devemos ter quando acedemos à Internet.






Eis algumas regras que já sabemos:



Agradecemos aos senhores policias Isabel e David a amável colaboração, da Escola Segura.

terça-feira, 22 de março de 2011

Como festejámos a chegada da Primavera?

A nossa Horta
Pensámos em plantar algumas plantas na nossa horta:

Mas como?

O que precisamos?

O que vamos plantar?

Como o vamos fazer?

Que materiais e instrumentos precisamos?



O senhor Marco trouxe-nos a terra para a nossa horta.
Pedimos ao pai da Margarida para nos ajudar a construir a vedação.

Aplicámos os nossos conhecimnetos: medimos o comprimento e a largura e divimos a horta em 7 canteiros, calculámos o perímetro da horta...

O nosso professor trouxe morangueiros e funcho, o professor Carlos trouxe cebolo, tomateiros e batatas, sementes de abóbora e de milho... A professora Rosalina e o Diogo trouxeram hortelã, alecrim e hortenses...

Estudámos os caules (tipo e utilidade), as folhas (tipo e utilidade), as raízes (tipo e utilidade), a flor e as sementes...



O prof. Carlos e o Raúl construíram as placas de identificação dos canteiros....


Planeámos, medimos, calculámos o perímetro e dividimos a horta em 7 canteiros; cada canteiro com a sua variedade de plantas.





Assim, fizemos 7 canteiros com 30cm de largura:

1º canteiro com morangueiros;














2º com cebolo;












3º com tomateiros;


4º com batatas doces;


5º com batatas;


6º com feijão vermelho;


7º com ervas aromáticas: funcho ou erva-doce, alecrim e hortelã...

segunda-feira, 21 de março de 2011

A árvore generosa

"Problemas da Semana"

O espaço “Matematicando” é um centro de recursos virtual de matemática.
Dispõe ainda de uma zona com muitos materiais de apoio que podem ser impressos em formato “word” directamente do “site”.

Se pretendes dinamizar o "Problema da semana" , tens aqui uma excelente oportunidade.


Problemas da Semana
(resolve e envia-nos a tua resposta: aguardamos!)

1. Na festa de anos da Ana havia 120 pessoas, 0,15 eram adultos, 0,45 eram meninos e o resto eram meninas.
Assinala as respostas certas.

Na festa havia...(adultos)

24

17

18

Na festa estavam...(meninos)

59

54

55

Na festa participaram....(meninas)

48

47

58


2. A Rita a Ana e a Luísa foram colher flores para fazer 3 ramos iguais.
A Rita colheu 18 rosas, a Ana 15 cravos e a Luísa 21 jasmins.
Com as flores colhidas cada ramo ficará com:
-----flores, sendo-----rosas,-----cravos e-----jasmins.

A Rita deu-----rosas e recebeu-----cravos e -----jasmins.

A Ana deu-----cravos e recebeu-----rosas e-----jasmins.

A Luísa deu-----jasmins e recebeu-----rosas e-----cravos.

2.1 "Jogo do Dado": o Diogo jogou o dado e saíram os algarismos 4, 5,6,2,3.
Escreve:
- um número par
- um número ímpar
- o maior número possível
- o menor número possível terminado em 6.
....

3. Faz um mapa de acordo com as seguintes instruções:

- uma rua perpendicular à rua da Rosa
- outra paralela à rua do Cravo
- uma terceira que não seja perpendicular ou paralela à rua da Rosa

- Põe nome às ruas que desenhares.
.......

4. No dia da árvore os alunos da escola largaram duas centenas e meia de balões que custaram vinte e cinco cêntimos cada um.
Quanto custaram os balões todos?


5. A Câmara Municipal ofereceu 327 árvores para serem plantadas nos lugares públicos do concelho no dia 21 de Março.
146 foram plantadas em jardins.
Das restantes metade foram utilizadas pelos meninos do pré-escolar e as restantes pelos do 1.º ciclo.
Quantas árvores plantaram os alunos do 1.º ciclo?


6. O Rui e o Luís foram apanhar morangos.
Descobre quantos apanharam, sabendo que:
- Apanharam menos de 15 morangos.
- Se o Rui os divide por 4 bolsas, sobram-lhe 2 morangos.
- Se o Miguel os divide por 7 bolsas, não lhe sobra nenhum. ....

7. Os pinguins do polo Sul e os pinguins do Polo Norte organizaram uma cimeira. Necessitaram de anchovas para dar de comer aos 52.096 participantes. Do Polo Sul vêm 35.000 participantes e comem 96 anchovas cada um e os do Polo Norte vão comer cada um 92 anchovas.
Quantas anchovas vão ter que estar preparadas? .......

8. Durante o desfile, foram ditribuidos pelos participantes, 256 sacos de papelinhos, 320 martelinhos e 354 rolos de serpentinas.
Cada criança recebeu um de cada.
Quantos sacos de papelinhos, martelinhos e rolos de serpentinas sobraram para os outros participantes?....

9. A Inês participou no desfile de Carnaval da sua escola, que começou às 16 horas, com muitas outras crianças.
Após o desfile ter começado, chegaram 9 crianças.
Às 17 horas, 23 crianças foram para casa.
Às 17 horas e 30 minutos, 12 crianças despediram-se pois os seus pais vieram buscá-las.
No fim do desfile estavam ainda 21 crianças.
Quantas crianças estavam no desfile quando este começou?......

sábado, 19 de março de 2011

Trabalhos de Projecto - As Plantas

É Primavera... Andamos muito atarefados com a concretização dos nossos trabalhos de projecto sobre as plantas.

Em grupos estamos a pesquisar muita coisa sobre as plantas.





Algumas perguntas sobre o que queremos saber:

Grupo A - Joana Matilde e Beatriz: "O que são plantas comestíveis?"


Grupo B - Gabriela, Inês e Rúben: "Como é que as plantas respiram?"

Grupo C - Diana Beatriz e Tatiana - "Como se alimentam as Plantas?"

Grupo D - Marta, Gabriela e Alexandre: "Como é que as plantas germinam?"

Grupo E - José e Diogo A.: "Os caules são todos iguais?"

Grupo F - Emanuel e Micael: "Será que as raízes são todas iguais?"
Grupo G - Gabriel e Diogo N.: "Será que as folhas das plantas são todas iguais?"

terça-feira, 15 de março de 2011

ANIMAIS DOMÉSTICOS

Questão mobilizadora: Que animais domésticos temos em casa?

Como o vamos saber?

1ª Fase: Construímos e preenchemos um questionário, relativo aos animais domésticos que temos em casa.
.










2ª Fase: Tratamento dos dados recolhidos - escolhemos representar os dados recolhidos (animais que temos em casa) em tabelas e gráficos.




3ª Fase: Análise dos dados recolhidos (construímos algumas questões para melhor percebermos os dados):
- Qual o animal doméstico mais popular?
- Qual o tipo de animal menos frequente?
- Quantos alunos têm pelo menos um peixe?
- Quantos alunos não têm um gato?
- Quantos gatos há a mais que cães?
- Quantas pernas têm os animais todos juntos?

A nossa Maquete











sábado, 12 de março de 2011

quinta-feira, 3 de março de 2011

Audiolivro 2

"A galinha medrosa", recontado por António Mota, Editora Gailivro, lida por Inês (3º Ano) e Beatriz (2º Ano).


terça-feira, 1 de março de 2011

Problema de idades

Tenho o quádruplo da idade que tu tens.
Daqui a 4 anos terei o triplo da tua idade.
Quais são as nossas idades ?

Resposta: Um tem 8 e o outro 32 anos.

Audiolivro 2

Brevemente o nosso segundo Audiolivro...

Charada matemática

O pastor

Vira-se um pastor para outro pastor:
- Dá-me uma ovelha do teu rebanho e fico com o mesmo número de ovelhas que tu.
Responde o outro:
- Dá-me tu uma ovelha do teu rebanho e fico com o dobro de ti.
Quantas ovelhas tinha cada pastor?


Envia-nos a resposta.

Questão posta à escola pelas alunas Inês e Matilde.